Serviço

Bolsas e Auxílios

por Portal PPGBC
Publicado: 13/04/2017 - 18:03
Última modificação: 01/11/2018 - 11:49
Público-alvo: 
Estudante / Professor
Assunto: 
Auxílio financeiro
Definições: 

As agências de fomento do Brasil, CAPES, CNPq e FAPEMIG, mantém uma política permanente de cotas de bolsas de mestrado e doutorado de tal forma que um número específico de bolsas são encaminhadas aos Programas de Pós-Graduação credenciados de todo o Brasil (CAPES e CNPq), e no Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). A distribuição dessas bolsas aos alunos fica sob responsabilidade dos respectivos Colegiados de cada Programa, de acordo com as disposições estabelecidas pelos seus Regulamentos. No caso do PPGBC, conforme regulamento, os critérios para distribuição são estabelecidos pela Comissão de Bolsas que, segundo a Portaria ICBIM N° 04/11 de 15 de abril de 2011, consiste do próprio Colegiado de Curso. As normas atuais para distribuição e mantuenção de bolsas de demanda social em nosso Programa constam da Portaria 01/2017 anexa.

Convém lembrar que CAPES, CNPq e FAPEMIG encaminham às Universidades com Programas de Pós-Graduação um número limitado de bolsas. Nesse sentido o Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural Aplicadas não assumirá o compromisso de conceder bolsas a todos os alunos ingressantes.

O Programa também conta com bolsas de pós-doutorado, através do Programa Nacional de Pós-doutorado. Orientações sobre este serviço podem ser encontradas aqui.

Para concessão de auxílios via PPGBC, em havendo recursos disponíveis, há possibilidade de concessão de diárias e passagens para discentes que pretendam apresentar trabalhos em Congressos no Brasil e no Exterior, de pertinência às linhas de pesquisa do Programa, e obedecendo à ordem cronológica de pedidos em cada ano.

Auxílios para docentes, discentes e técnicos-administrativos em educação também podem ser solicitados à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, PROPP (Portaria PROPP No 4/2014, vide abaixo).