Foued Salmen Espindola

por Alberto
Publicado: 06/06/2018 - 15:03
Última modificação: 01/11/2018 - 09:43
Tipo do Docente: 
Permanente
Disponibilidade para Orientação: 
Sim
+55 34 3225-8439

Graduação em Ciências Biológicas (1978) e Fármácia e Bioquímica (1980) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Bioquímica e Imunologia (1983) pelo Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, doutor em Ciências Biológicas (1991), ênfase em Bioquímica, pelo Departamento de Bioquímica da Faculdade de Medicina da USP-Ribeirão Preto. Realizou Pós-doutoramento na Yale University-USA, onde desenvolveu pesquisa sobre miosina-V. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia, Coordenador do Centro Rede Fitocerrado e sócio da empresa incubada no CIAEM de Uberlândia - Pro Biotec Indústria e Comércio de Kits de Diagnóstico Para Saúde Ltda. Tem experiência e atua nas áreas de Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Atividade Biológica de Produtos Naturais, Bioquímica do Exercício e Saúde, Biomarcadores do Estresse Fisico e Psicológico, Diabetes Experimental, Biofármacos do Bioma Cerrado, Motores Moleculares, Neurobiologia, dentre outras.

 

ÁREAS DE INTERESSE

  • Motores Moleculares: Estudar as propriedades bioquímicas das miosinas e proteínas ligantes de calmodulina de cérebro de pintainho, coelho, abelha e rato com abordagens comparativas, investigando possíveis alvos de interação.. 
  • Biofármacos do Bioma Cerrado: Estudar as propriedades bioquímicas em extratos de plantas do Cerrado, além da caracterizar os extratos, com possibilidade de aplicação na saúde humana.
  • Neurobiologia: Investigar a correlação entre a distribuição de vesículas, metais específicos relacionados aos processos sinápticos no cérebro, como também de proteínas específicas e envolvidas em vias de sinalização.
  • Atividade Biológica de Produtos Naturais: Caracterizar os extratos dos produtos naturais diversos e da abelha (mel, pólen e geléia real) investigando os seus efeitos biológicos, com aplicação biotecnológica na indústria e na saúde.
  • Biomarcadores do Estresse Físico e Psicológico: Estabelecer métodos novos ou adaptados, usando biomarcadores para detectar e quantificar alvos que avaliem o estado funcional do organismo submetido às condições de estresse físico e/ou psicológico.
  • Bioquímica do Exercício e Saúde: Investigar o comportamento da atividade da enzima alfa-amilase salivar e a concentração das proteínas totais da saliva e do lactato sanguíneo ao longo de todo o treinamento físico resistido e aeróbico, analisando as diferenças nos níveis de cortisol, óxido nítrico, proteína C reativa, enzimas antioxidantes no início, durante e no final do treinamento.
  • Diabetes Experimental: avaliar as alterações nos tecidos e células alvos em consequencia do diabetes mellitus, utilizando modelos animal e humano.