Ingresso no Programa

Para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural Aplicadas, o aluno terá que se submeter a um exame de seleção cujo objetivo é avaliar os conhecimentos básicos do candidato em relação à Língua Inglesa e a Área de conhecimento do Programa de tal forma que ele possa ter um bom desempenho durante o seu curso. De acordo com o aprovado em Colegiado, o exame de seleção será composto das seguintes etapas:

• 1ª Fase: Exame de Proficiência em Inglês: de caráter eliminatório e classificatório, que será realizada pela Instituição credenciada Cultura Inglesa. Para aprovação, o candidato deverá atingir pontuação final igual ou superior 6. O candidato poderá ser dispensando automaticamente desse exame desde que apresente o comprovante do exame PROFLIN/UFU no ato da inscrição, ou dos exames TOEFL, FCE ou equivalentes mediante avaliação prévia a ser feita pela instituição credenciada. Informações detalhadas poderão ser obtidas após publicação de Edital específico.

• 2ª Fase: Prova Escrita de Habilitação Teórica: de caráter eliminatório e classificatório, em que o aluno será submetido a uma prova discursiva, sem consulta, sobre temas relacionados ao curso, a saber, biologia celular, histologia básica e especial (histologia de sistemas) e embriologia geral. Para aprovação deverá atingir pontuação igual ou superior a 6. Somente os candidatos aprovados ou dispensados do exame de proficiência em inglês poderão se submeter a esse exame. Informações detalhadas sobre a Ementa poderão ser obtidos após publicação de Edital específico.
  • 3ª Fase: Análise do “curriculum vitae”: de caráter classificatório. O candidato deverá atingir pontuação igual ou superior a 6. A avaliação do curriculum será feita baseada na pontuação obtida em cada item avaliado pela Comissão de Avaliação. Os itens a serem avaliados bem como suas respectivas pontuações poderão ser obtidas em Edital específico.
  • A classificação final dos candidatos será obtida pela média ponderada alcançada nas três fases.

Das Condições e Pré-requisitos:

• As vagas disponíveis são destinadas a alunos egressos de curso de graduação vinculado às áreas biomédicas ou afins, constando no seu currículo as disciplinas de Biologia Celular (Citologia) e/ou Histologia. As vagas disponíveis são para a área de concentração em Biologia Celular e Estrutural Aplicadas e suas linhas de pesquisa.
  • Comprovante de estar em situação regular no país, se estrangeiro; Se nacional ou estrangeiro com diploma de graduação emitido no exterior, exigir-se-á prévia revalidação ou reconhecimento do título efetuado em universidade pública.
  • Não serão admitidas inscrições de egressos de curso de curta duração, seqüencial ou assemelhados, e só serão admitidos tecnólogos graduados em nível superior.