Bioquímica e Biologia Molecular e de Biomoléculas

Os Laboratórios de Bioquímica e Biologia Molecular (LABIBI) e de Biomoléculas (LABIOM), localizados no Instituto de Genética e Bioquímica da Universidade Federal de Uberlândia possuem nove pós-graduandos e seis alunos de iniciação científica. Entre as linhas de pesquisa inclui-se a bioquímica do estresse que visa monitorar os biomarcadores salivares, sangüíneos e teciduais durante o processo de adaptação ao estresse, ao exercício físico e em quadros de comprometimento metabólico. Uma outra linha avalia o efeito de bioprodutos oriundos de plantas medicinais, nutracêuticos e produtos apícolas sobre o controle glicêmico, expressão de biomarcadores do estresse oxidativo e das vias insulínicas e aterogênicas em tecidos alvo de animais diabéticos induzidos ou sob estresse. Para integrar a pesquisa e a extensão atuamos juntamente com a Rede FitoCerrado promovendo o resgate do conhecimento popular relacionado ao uso de Plantas Medicinais e associando esses conhecimentos à pesquisa científica. Existem colaborações com pesquisadores de outras áreas e instituições com o objetivo de contribuir para produção de conhecimento nestas linhas de pesquisa..

Docente Responsável: Prof. Dr. Foued Salmen Espindola

Técnica Responsável: Renata Roland Teixeira

Telefone: 34 3218-2477

site: http://www.labibi.ufu.br

Relação de Equipamentos: Geladeiras, Freezers, Ultrafreezer, Capela de exaustão, Capela de fluxo laminar, Estufas de secagem, Centrífugas, Liofilizador, Banho Maria, Balança de precisão, pHmetro, Monitor, Microscópios, Lupa, Lupa Eletrônica, Fontes elétricas, Aparelho Destilador de água, Agitadores com imã e termorregulador, Agitadores de plataforma, Agitadores verticais, Homogeneizadores Macro, Homogeneizadores de mão, Coletores para cromatografia, Sonicador, Bomba de pressão, Manta aquecedora, Aquecedores de tubos, Panela a vapor, Negatoscópio, Cuba de eletroforese 2D, Cooler, Ettan IPG, Scaner, ECL - Semi dry, CPU, Monitores, Filtro de água millipore, Máquina de gelo, Thermo ciclador, Leitora de placas, Vórtex, Ultracentrífuga Sorvall modelo WX ULTRA 90 e Focalizador isoeletrico 2D modelo ETTAN IPGPHOR3.