Centro de Microscopia Avançada

O Centro de Microscopia Avançada do Instituto de Ciências Biomédicas apresenta uma área de aproximadamente 108 m2 e está situado no Bloco 2B (segundo piso), no Laboratório de Histologia. Nesse espaço são realizados principalmente processamento e observação de material para pesquisa utilizando microscopia eletrônica de transmissão e microscopia confocal (equipamento obtido via CTInfra) de caráter multiusuário e análise de imagem. Também é possível o processamento de material biológico para microscopia eletrônica de varredura, porém a observação geralmente é realizada no laboratório de microscopia eletrônica de varredura da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU ou em Instituições parceiras. Vários professores do Instituto, de outras Unidades Acadêmicas bem como professores permanentes utilizam dessas ferramentas em trabalhos de pesquisa.

Docente Responsável: Prof. Dr. Marcelo Emílio Beletti

Responsáveis Técnicos: Mariani Borges Franco e MSc. Rosiane Nascimento Alves

Telefone: 34 3218-2240 ramal 27

Relação de Equipamentos: Microscópio eletrônico de transmissão Zeiss EM 109 com sistema de captura de imagem digital modelo OLympus MegaView V, Microscópio invertido Confocal LSM 510 Meta, Sistema de captura e analise de imagem para microscopia de luz, Metalizador, Sistema de secagem por ponto crítico, Ultramicrótomo rotativo motorizado Micrótomo rotativo para historesina, Fotomicroscópio com contraste de fase e fluorescência, Estufa de secagem, Estufa para polimerização de resina, Sistema de dissecação com bomba de vácuo, Balança analítica e digital, Phmetro, Agitador tipo Vortex, Freezer -20ºc horizontal e vertical, Geladeira duplex, Knifemaker, Câmara escura, Ampliador fotográfico, Capela de exaustão, Microscópio binocular e esteroscópico.