Profª. Drª. Tatiana Carla Tomiosso

01/03/2013 a 01/03/2016
Permanente

FORMAÇÃO

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestre (2004) e doutora (2008) em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas, onde atualmente desenvolve projeto de pós-doutoramento. Assessora ad hoc do Programa de Pós-Gradução em Biologia Celular e Estrutural da UNICAMP. Atualmente é Professora Adjunto junto ao Setor de Histologia, ICBIM, da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), em Uberlândia - MG, onde ministra as disciplinas de Histologia Básica e de Sistemas, Embriologia Básica e de Sistemas, e Biologia Celular. Tem experiência didática e laboratorial na área de Biologia Celular e Morfologia.

ÁREAS DE INTERESSE

• Matriz extracelular
  • Colágeno
  • Óxido nítrico
  • Reparo e cicatrização

PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES

• Fontana, Karina ; Almeida, Fernanda M. ; Tomiosso, Tatiana Carla ; Pimentel, Edson Rosa ; Cruz Höfling, Maria Alice . Effect of high intensity aerobic exercise and mesterolone on remodeling of Achilles tendon of C57BL/6 transgenic mice. Cell and Tissue Research (Print), v. 339, p. 411-420, 2010.
  • Almeida, Fernanda Martins ; Tomiosso, Tatiana Carla ; Biancalana, Adriano ; Mattiello-Rosa, Stela Marcia ; Vidal, Benedicto Campos ; Gomes, Laurecir ; Pimentel, Edson Rosa . Effects of stretching on morphological and biochemical aspects of the extracellular matrix of the rat calcaneal tendon. Cell and Tissue Research (Print), v. 342, p. 97-105,
  • Tomiosso, Tatiana Carla ; Nakagaki, Wilson Romero ; Gomes, Laurecir ; Hyslop, Stephen ; Pimentel, Edson Rosa ; TOMIOSSO, T. C. . Organization of collagen bundles during tendon healing in rats treated with L-NAME. Cell and Tissue Research, v. 337, p. 235-242, 2009.
  • de Almeida, Fernanda Martins ; Tomiosso, T. C. ; Nakagaki, Wilson Romero ; Gomes, Laurecir ; Matiello-Rosa, Stela Marcia Goncalve ; Pimentel, Edson Rosa . Effects of Passive Stretching on the Biochemical and Biomechanical Properties of Calcaneal Tendon of Rats. Connective Tissue Research (Print), v. 50, p. 279-284, 2009.
  • Aro, Andrea ; Vidal, Benedicto ; Tomiosso, Tatiana ; Gomes, Laurecir ; Matiello-Rosa, Stella ; Pimentel, Edson ; TOMIOSSO, T. C. . Structural and Biochemical Analysis of the Effect of Immobilization Followed by Stretching on the Calcaneal Tendon of Rats. Connective Tissue Research, v. 49, p. 443-454, 2008.
  • Goes, R. M. ; Zanetoni, C ; Tomiosso, T. C. ; Ribeiro, D. L. ; Taboga, S. R. . Surgical and chemical castration induce differential histological response in prostate lobes of Mongolian gerbil. Micron (Oxford), v. 38, p. 231-236, 2007.
  • Tomiosso, T. C. ; Gomes, L. ; Vidal, B. C. ; Pimentel, E. R. . Extracellular matrix of ostrich articular cartilage. Biocell (Mendoza), Argentina, v. 29, n. 1, p. 47-54, 2005.