Profª. Drª. Daniele Lisboa Ribeiro

01/03/2013 a 01/03/2016
Permanente

FORMAÇÃO

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista, Mestre (2004) e Doutora (2008) em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou estágio de doutorado no exterior (Doutorado Sanduiche, Capes) na Universidade de Lund, Suécia. Realizou Pós-Doutorado na Universidade Estadual Paulista, com atividades de pesquisa sobre os efeitos do diabetes e da obesidade na morfofisiologia da próstata ventral de ratos, com ênfase na expressão de receptores de esteróides e fatores de crescimento. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia-MG onde atua nas disciplinas de biologia celular e histologia. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Biologia Celular.

ÁREAS DE INTERESSE

• Póstata
  • Matriz extracelular
  • Diabetes e mecanismos relacionados a resistência à insulina
  • Estudo dos efeitos da castração

PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES

• Rafacho, A ; Quallio, S ; RIBEIRO, D L ; Taboga, SR ; Boschero, A.C. ; Bosqueiro, JR . The adaptive compensations in endocrine pancreas from glucocorticoid-treated rats are reversible after the interruption of treatment. Acta Physiol, v. 200, n.3, p. 223-35, 2010.
  • RIBEIRO, D L ; TABOGA, S. R; GÓES, R.M . Diabetes induces stromal remodelling and increase in chondroitin sulphate proteoglycans of the rat ventral prostate. International Journal of Experimental Pathology, v. 90, p. 400-411, 2009.
  • ARCOLINO, FA ; RIBEIRO, D L ; GOBBO, MG ; TABOGA, SR ; GÓES, RM . Proliferation and apoptotic rates and increased frequency of p63-positive cells in the prostate acinar epithelium of alloxan-induced diabetic rats. International Journal of Experimental Pathology, v. 91, p.144-154, 2010.
  • RIBEIRO, D L ; RAFACHO, A ; BOSQUEIRO, JR ; TABOGA, SR ; GÓES, RM . Cellular changes in the prostatic stroma of glucocorticoid-treated rats.. Cell and Tissue Research, v. 332, p. 499-508, 2008.
  •  RIBEIRO, D.L. ; MARQUES, S. F. G. ; ALBERTI, S. ; SPADELLA, C. T. ; MANZATO, A. J. ; TABOGA, S. R. ; DIZEYI, N. ; ABRAHAMSSON, P.A. ; GÓES, R.M . Malignant lesions in the ventral prostate of alloxan-induced diabetic rats. International Journal of Experimental Pathology, v. 89, p. 276-283, 2008.
  • RAFACHO, A ; RIBEIRO, D L ; BOSCHERO, A.C. ; TABOGA, SR ; BOSQUEIRO, JR . Increased pancreatic islet mass is accompanied by activation of the insulin receptor substrate-2/serine-threonine kinase pathway and augmented cyclin D(2) protein levels in insulin-resistant rats.. International Journal of Experimental Pathology, v. 89, p. 264-275, 2008.
  • GOES, R ; ZANETONI, C ; TOMIOSSO, T ; RIBEIRO, D ; TABOGA, S . Surgical and chemical castration induce differential histological response in prostate lobes of Mongolian gerbil. Micron (Oxford), v. 38, p. 231-236, 2007.
  • RIBEIRO, D L ; Caldeira EJ ; Cândido EM ; Manzato AJ ; Taboga, SR ; CAGNON, V. H. A. . Prostatic stromal microenvironment and experimental diabetes. European Journal of Histochemistry, Itália, v. 50, n. 1, p. 51-60, 2006.